Por que a proteção solar é importante?

Por que a proteção solar é importante?

 

 

Infelizmente, hoje me dia há muitas informações contraditórias sobre o filtro solar, então aqui estão os fatos.

Grande parte da energia do sol vem na forma de radiação UV (ultravioleta), que tem um comprimento de onda curto e não é visível a olho nu. A atmosfera da Terra – particularmente a camada de ozônio – filtra a maior parte da radiação UV antes de chegar até nós. Mas algumas passam, e quando esses fótons de alta energia atingem sua pele, eles geram radicais livres e podem danificar seu DNA diretamente.

A radiação UVB provoca queimaduras solares e câncer de pele, enquanto a radiação UVA é responsável por danos a longo prazo na pele e envelhecimento, bem como câncer de pele, incluindo melanoma. Além disso, os raios UV também podem causar danos permanentes aos olhos.

Muitas vezes esquecidas, também precisamos incluir luz visível de onda mais longa e luz infravermelha (IR) como ameaças à nossa saúde da pele.

Nossas únicas opções para evitar os efeitos nocivos do sol são limitar a exposição, usar roupas de proteção e aplicar protetor solar. O papel do filtro solar em capsulas é ajudar a filtrar ou refletir a radiação UV remanescente de sua pele com dois tipos principais de ingredientes: partículas inorgânicas e filtros químicos.

Os protetores solares funcionam basicamente como um colete à prova de bala para a sua pele, e a maioria das opções padrão contém mais ou menos os mesmos ingredientes.

Ao escolher um filtro solar, é importante procurar na etiqueta a palavra Broadscreen ou Broad Spectrum (o que significa que protege contra os raios UVA e UVB), bem como procurar a certificação EU Colipa em marcas europeias (um círculo com UVA), para garantir que oferece alta proteção UVA e UVB. Os protetores solares de qualidade incluem cada vez mais proteção contra luz infravermelha e visível.

Então cabe a você escolher o formato que preferir – loções, sprays, géis, cápsulas etc.

Filtros inorgânicos, minerais ou físicos – óxido de zinco ou dióxido de titânio – na verdade formam uma barreira física para refletir ou dispersar as ondas UV.

Produtos químicos orgânicos absorvem os raios UV através de suas ligações químicas para que nossa pele não. Os filtros químicos usados ​​popularmente incluem Avobenzone, Mexoryl SX e Tinosorb. Evite a oxibenzona química, um estrogênio sintético que penetra na pele e contamina o corpo.

Antioxidantes oferecem proteção contra a luz visível, que pode suprimir o sistema imunológico, causar a formação de radicais livres, danificar nosso DNA e causar foto-envelhecimento. É também nossa defesa contra a luz infravermelha invisível, que causa danos por radicais livres e também hiperpigmentação.

A Associação de Câncer de Pele recomenda usar uma quantidade generosa de filtro solar e reaplicá-lo pelo menos a cada 2 horas.

Eu estou sempre pregando para minha família, amigos e colegas de trabalho os benefícios de usar protetor solar. Aprendi muito sobre a proteção solar como editora de beleza, mas há uma quantidade alarmante de pessoas que enfrentam os raios UV sem aplicar protetor solar. (O câncer de pele não é assustador o suficiente?)

Em minha campanha por protetor solar, eu ouvi praticamente todas as desculpas sobre o porquê de estar “ok” para ignorá-lo. Então eu procurei a Dra. Wendy Roberts, uma dermatologista certificada, para assumir o argumento anti-protetor solar. Leia sobre as cinco principais razões do Dr. Roberts, por que devemos nos amparar em produtos SPF, bem como em seus filtros solares e remédios que aumentam o risco de queimaduras solares.

Que conselho direto (ou palavras de cautela) você pode oferecer às pessoas que nunca usam protetor solar?

Você vai se arrepender de não ter usado protetor solar quando você olha para a sua pele em comparação com amigos e familiares que usaram protetor solar diário daqui a 20 anos.

Quais são as cinco principais razões pelas quais você acredita que todos devem usar protetor solar?

  1. A camada de ozônio está se esgotando e seu corpo precisa de proteção contra raios nocivos.
  2. As taxas de câncer de pele estão aumentando e o protetor solar tem provado diminuir o desenvolvimento de câncer de pele.
  3. Ajuda a prevenir manchas marrons faciais e descolorações da pele.
  4. Também ajuda a reduzir o aparecimento de veias vermelhas faciais e manchas.
  5. Diminui o desenvolvimento do envelhecimento prematuro e enrugado da pele.

E quanto à necessidade de obter vitamina D através do sol?

A maioria das pessoas pode cumprir suas necessidades de vitamina D de 600 UI ou 15mcg por dia com atividades diárias normais ao ar livre, totalizando cinco a 30 minutos duas vezes por semana.

Igualmente, uma dieta rica em vitamina D saudável de suplementação de peixe, leite, laticínios, fígado, ovos e vitamina D fornece exigências diárias.

A exposição prolongada ao sol não dá nenhuma produção extra de vitamina D necessária, e expõe a pele aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta, que inclui o desenvolvimento de cânceres de pele e fotodano.

Existem medicamentos que aumentam os riscos de queimaduras solares e danos. Como é isso?

Existem muitos medicamentos que podem tornar a pele mais suscetível ao sol. Estes incluem medicamentos anti-inflamatórios, cardiovasculares e acne.

Medicamentos orais A doxiciclina e a minociclina usadas no tratamento da acne podem causar problemas de pele quando expostas a UV direta e prolongada. A isotretinoína, popularmente chamada de Accutane, é um medicamento derivado da vitamina A que pode fazer com que a sua pele queime com facilidade.

Os produtos tópicos da acne, como a tretinoína derivada da vitamina A e o peróxido de benzoíla, podem tornar certos tipos de pele mais fáceis de queimar por fotossensibilização e irritação, respectivamente.

Há alguma alternativa natural de filtro solar que não deixe para trás um filme branco berrante do óxido de zinco?

Sim, as crianças mais novas no bloco de proteção solar são formulações de zinco mineralizado e óxido de titânio que bronzeiam a pele ou podem ser combinadas com a cor da pele. (Nota: MDSolarSciences e EltaMD são duas marcas que têm protetores solares naturais.)

Qual é o seu conhecimento sobre os protetores solares?

Amá-los! O filtro solar spray-on tem um papel importante no arsenal de defesa solar.

Eu especificamente gosto para o entusiasta ao ar livre, que precisa reaplicar a cada duas horas a luz do sol durante o dia, e também para pessoas que não gostam da sensação de loção em suas mãos.

Eu aconselho esses dois grupos de pacientes a usar uma loção nos locais expostos e, em duas horas, reaplicar com spray protetor solar.

Há algum dano no uso de filtro solar expirado?

O filtro solar expirado literalmente se desfez, então a formulação não funciona mais como um protetor solar. Você ganha zero proteção solar. Além disso, você pode experimentar alterações na cor e consistência do produto. Irritação da pele pode ocorrer a partir de um produto vencido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *